Fonte: http://games.tecmundo.com.br/especiais/as-inspiracoes-de-dark-souls_96779.htm
A criação de um game não é meramente um trabalho de pessoas intelectuais e altamente especializadas em artifícios técnicos. Para que um projeto se torne uma obra de sucesso, é preciso que os criadores da obra idealizem temáticas nos mínimos detalhes e essas divagações só são possíveis depois que os profissionais passam por um número assustador de referências.
Fonte: Divulgação/Square
Em termos de Dark Souls, há quem diga que um dos principais nortes que influenciaram a existência do projeto é Vagrant Story. Trata-se de um título de RPG da Squaresoft (atual Square Enix), que foi lançado no ano 2000 para o primeiro Playstation. Bem como em DS, Vagrant Story não foca na história que está sendo contada durante a aventura. Mesmo assim, o enredo do game mais antigo é fenomenal.
Em vez disso, o saudoso RPG de ação não tem pudor algum ao colocar os jogadores frente a dezenas de horas de trabalho, pensando em maneiras de combinar milhares de possibilidades de armaduras e de armas. Além disso, o game também oferece alguns puzzles que requerem atenção e concentração para serem resolvidos, em meio a muita pancadaria.
Trabalhos anteriores
Mesmo sem nunca ter sido lançado no ocidente, o título certamente é uma das influências que fizeram parte da concepção de Dark Souls. Além disso, também há locais reais e até mesmo outras imagens que podem ter sido usadas de inspiração para idealizar os famosos “mundos” de DS. Veja essa fotografia referente à Anor London, por exemplo.
Abaixo, confira duas referências à temível locação de Lost Izalith.
Fonte das imagens: Reprodução/SoulsWiki
E as cavernas de cristal presentes em Dark Souls em Crystal Caves!
Fonte: Reprodução/SoulsWiki
Agora veja uma comparação de uma imagem de referência com uma pequena screenshot (no canto superior esquerdo) do cenário diretamente da tela do game. O cemitério de espadas coberto de gelo é sensacional e ainda requer o suor dos gamers, pois é preciso realizar uma série de ações até poder acessar o “quase secreto” Painting World of Aramis.
Fonte: Reprodução/SoulsWiki
Quadrinhos de violência!
Talvez, a maior de todas as influências visuais que já se constatou sobre Dark Souls seja a série Berserk. O mangá (quadrinho japonês geralmente feito em preto e branco), que foi criado e ilustrado por Kentaro Miura, conta a história de Gatts (ou Guts), rapaz que sobrevive de maneira violenta desde a mais tenra infância e que vaga pelo mundo à procura de respostas.
Fonte: Reprodução/NeoGAF
Dito isso, vale afirmar que Berserk também é conhecido por possuir uma arte visual impressionante, apresentando belíssimos detalhes cenográficos. O mangá tenta retratar a Inglaterra do período medieval, incluindo várias críticas e caricaturas de personalidades que existiram nesta época.
Deixando as descrições de lado, podemos afirmar que existem uma tonelada de referências entre o mangá/anime e o título da FromSoftware. Se olharmos mais de perto, veremos que Hidetaka Miyazaki certamente deu uma boa olhada no trabalho de Miura durante a criação de Dark Souls, retirando material para a criação de cenários, mundos e até mesmo dos chefes mais famosos de todo o jogo.
Para começo de conversa, confira essa imagem montada por um membro do fórum do wiki oficial de Dark Souls, comparando os elementos de Berserk com Demon’s Souls.
F
Fonte: Reprodução/SoulsWiki
Imagens comparativas de ambas obras:
Berserk x Dark Souls:
Fonte: Reprodução/NeoGAF
Artorias, é você?
Fonte: Divulgação/DeviantArt
Capra no mangá:
Fonte: Reprodução/SoulsWiki
Capra no game:
Fonte: Divulgação/FromSoftware
Taurus Demon em preto e branco:
Fonte: Reprodução/SoulsWiki
Taurus Demon no game:
Fonte: Divulgação/FromSoftware
Moonlight Butterfly no mangá (tudo bem que essa é meio forçada):
Fonte: Reprodução/SoulsWiki
Moonlight Butterfly no game:
Fonte: Reprodução/SoulsWiki
E, para finalizar:
Fonte: Reprodução/SoulsWiki
Artorias - The Abyss Walker!
Nenhum comentário:
Postar um comentário